sábado, 29 de setembro de 2012

BLOGUEANDO OUTRA VEZ

Depois de mais de um ano parado, volto ao Blog. Coisas da UFGRS, que na disciplina de Ensino e Identidade Docente  nos propõem usar esta ferramenta. Fico feliz por uma coisa: pelo menos aumentarei meu número de "leitores": obrigado colegas!
      Há apenas 3 anos "estou professor" em sala de aula em Escola Estadual, em Esteio, durante dois anos em três escolas, agora em uma só, a Escola Estadual Jardim Planalto, de Esteio. Professor formado como Bacharel em Escultura, decidi então fazer a licenciatura em Artes para poder trabalhar com a formação necessária. Não faço as disciplinas da FACED por obrigação(como tenho ouvido alguns colegas dizer) e sim por que quero entender em profundidade o quefazer do ensino.
    Comecei há mais tempo a trabalhar com Educação, no Uruguay em 1985 com Educação Popular, em entidades que faziam formação de lideranças de Associações de moradores, sindicatos e do Movimento estudantil. E desde 1992 junto ao Setor de Educação do MST, auxiliando na formação de Educadores Rurais e alfabetizadores, seja no DER(Departamento de Educação Rural, ligado a UPF) quanto no ITERRA, em Veranópolis. Além de ter trabalhado de 2004 a 2008 num Projeto Educação de Jovens e adultos no meio Rural, com uma turma de Ensino Medio e cinco Turmas de Ensino Fundamental, em assentamentos em Viamão, Julio de Castilhos, Piratini, Sant'Anna do Livramento e El Dorado.

       O blog foi criado como suporte para as aulas de artes que dou no Ensino Médio desde 2010. Como não existe material de suporte e pesquisa para artes na Escola, o mesmo serviria para que os alunos tivessem aceso à História da Arte e à divulgação da sua produção artística.
       Para organizar o "currículo" escolar de Artes, tive a liberdade de escolher o que iria ensinar. E estabeleci que seria história da arte e linguagens artísticas. Nada de "apenas experimentação", livre expressão, matéria menor. Tratar Educação Artística como matéria importante, criadora de conhecimento, e capaz de abrir portas da percepção, tão necessárias nestes novos tempos onde há milhares de informação pipocando na nossa frente. Bem como entender que "Linguagens artísticas" não são apenas "desenho livre" e passeios pelo pátio da Escola...
      No Primeiro Ano do Ensino Médio, da Pré história ate o Final da Antiguidade, tendo como linguagem artística o desenho: de observação, cópia, criação, natureza morta, figura humana, quadrinhos.
     No Segundo Ano do Ensino Médio, da Idade Média até o Século XX. Linguagens artísticas a pintura e a escultura.
    No Terceiro Ano do Ensino  Médio, Século XX até nossos dias. Como linguagens artísticas, a fotografia e o vídeo/cinema.
    Na Oitava Série do Ensino Fundamental, ensino da História da Música, e como produção em arte, criação de instrumentos, de painéis, pesquisas, projetos. E um projeto especial, chamado "Circuito Música na Escola", que leva artistas de modalidades musicais que a maioria dos estudantes desconhece para que participem de uma "audição" ou espetáculo.
  Além da sala de aula, saídas de campo, em visitas a museus, cinema, quadra da escola de samba...
    Para dar suporte a essa proposta, foi criado então este Blog. Mas descobrimos que a gurizada não era habitué do Blogs, e preferiam grupos no Face. Então migramos para lá.
   Junto a essas atividades pedagógicas, criadas a partir de uma soma de conhecimentos prévios à academia e experiências, bem mais do que do apreendido como estudante de artes, a luta na defesa da educação e de nossa profissão, através da mobilização sindical e da promoção da organização dos estudantes, nos seus grêmios estudantis.
  Nos opomos veementemente a implantação güela abaixo da reforma do Ensino Médio, com sua "politecnia" de faz-de-conta. Mas ao mesmo tempo, assumimos com outros colegas a proposta dos "seminários integrados", essa nova materia para a qual ninguém foi preparado.Além de preparar e produzir projetos multidisciplinares...E não estamos nos saindo tão mal, não!
 Bueno, quem me conhece já sabe que gosto de opinar, e bastante. E gosto de poder fazer isso na Universidade, já que sabemos que fora dela vivemos em tempos de desertos de debates de idéias e questionamentos. Como recém cheguei à Disciplina, espero poder contribuir sem bagunçar muito.
Ou não, afinal, os que viemos das Artes já temos essa prerrogativa: a de ser questionadores sempre.
 Boa Semana!
     Professor Alejandro Ruíz

Um comentário:

  1. Olá Professor Alejandro,

    te chamo assim, por respeitar a identidade docente que já tens consolidade, os teus saberes advindos dessa rica trajetória e o teu direito de expressar as tuas ideias. Vou gostar muito de poder acompanhar uma parte da tua formação e também estou certa que aprenderei muito com as trocas que realizaremos.
    Um carinhoso abraço e até breve!
    Profa. Nádie

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