domingo, 1 de maio de 2011

O que sabemos de arte?...

"...Ao acabar de ler um livro de história da filosofia, o senhor Keuner emitiu um juízo desfavorável sobre as tentativas dos filósofos para apresentar as coisas como fundamentalmente incognoscíveis. 
"'Quando os sofistas afirmavam que sabiam muito sem ter estudado nada"- disse ele-"'surgiu o sofista Sócrates a garantir com arrogância que apenas sabia que nada sabia. Esperava-se que acrescentasse à frase: porque eu também nada estudei. (Para se saber alguma coisa há que estudar.) Parece, no entanto, que nada mais disse, embora os estrondosos aplausos a essa primeira frase, que duraram dois mil anos, chegassem para abafar qualquer outra frase que viesse a seguir..."
                                                   Bertold Brecht, "Histórias do Senhor Keuner"

Bem, já estamos entrando em maio, 3° mês de aulas, e aos poucos vamos avançando aula por aula, tanto na história da arte quanto em trabalhos práticos.
Mas me surpreende muito ainda algumas atitudes de desleixo, de falta de vontade, de apenas presença física. 
Fizemos uma "prova surpresa" nos terceiros anos, nada demais, apenas conhecimentos gerais, e muitos deixaram transparecer que pretendem arguir como os sofistas* que Brecht aponta, que adoram afirmar que só sabem que nada sabem(mas que se esquecem de dizer que é por que nada estudam...)
O ENEM já está aí, falta bem pouquinho: as inscrições do Enem 2011 tem início previsto para o mês de junho de 2011 e deverá se estender até o final de julho de 2011.E as  provas do Enem 2011 ocorrerão seguindo o mesmo calendário das edições anteriores: novembro de 2011. 
Faltam apenas 6 meses. Ou 24 semanas. Ou 24 finais de semana. Frente ao imenso questionário que estará à frente de vocês, não adianta sofismar: se nada estudaram, nada saberão...
E estudar não é apenas dedicar umas horas por semana: estudar é ter atitude de estudantes. 
É"ficar ligados" em sala de aula. É brigar para ter aulas (e não "pátio" ou hora livre...).É intervir e tentar entender. É criar pontes entre a teoria apresentada e seus conhecimentos. É usar a tecnologia para pesquisar.
Espero que o exemplo de alguns colegas que estão fazendo isso se multiplique!
Bom início de semana!!!
Professor Alejandro 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário