quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MAPA CONCEITUAL Texto "IDENTIDADE E DIFERENÇA A perspectiva dos estudos culturais"

Criar o mapa conceitual foi um desafio e tanto. Afinal, se fazer um resumo de um texto com tantas opiniões e questões é difícil, resumir a um esquema é mais difícil ainda. Na primeira parte do texto, não pude deixar de colocar uma imagem do livro "Sarajevo", do jornalista Joe Sacco, que escreve seus textos usando os quadrinhos como linguagem, e que descreve visualmente essas crises de identidade da região citada.
Por outro lado, identidade e diferenças são questões que sempre fizeram parte do meu dia a dia...Nascido em Buenos Aires, fui estudar no interior do Uruguay, depois vim para a fronteira e há vinte anos no Brasil, tenho certeza de que a migração e a vida em diáspora, cria novas identidades desestabilizadas e desestabilizadoras.
Inúmeras vezes tenho que ouvir "mas você não é daqui", evidentemente que causado pelo sotaque que teimosamente não consigo perder. Mas ao voltar ao Uruguay ou a Argentina, também não sou mais de lá. E vejo quão falsas são essas diferenças, pois como diz Daniel Viglietti:
"...tanta distancia y caminos//tan diferentes banderas
y la pobreza es la misma//la misma gente es que espera.."

Nenhum comentário:

Postar um comentário