segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Uma experiência na prática de Proposta Interdisciplinar

Na escola que há tres intensos anos sou professor contratado, há uma tradição de realizar projetos que tenham caráter interdisciplinar. Só depende dos docentes que eles aconteçam, pois a equipe diretiva dá total apoio.
Perante as costumeiras celebrações de setembro, três professores decidimos propor uma "Semana Farroupilha" com caráter diferente,que teria como objetivo um acampamento temático, mas fruto de uma pesquisa baseada nas matérias da escola e não na visão tradicionalista criada pelo MTG e oficializada inclusive pela escola.
 Artes, Geografia, História e Sociologia foram os encarregados do projeto,que contou com o apoio da maioria dos colegas.
O Lançamento da Semana,por exemplo, foi uma aula coletiva, repetida por 5 períodos, envolvendo todas as turmas da manhã: duas oitavas, cinco primeiros anos, quatro segundos anos e dois terceiros anos. quase 400 alunos. 
Criamos  como material de suporte um power point, que tinha o seguinte "roteiro":
1)                 Capa( com imagem desenhada de acampamento de peões de fazenda);
2)                 Diferença entre o conceito popularizado da Semana Farroupila e o conceito dado pela História;
3)                 Conceito e diferenças entre  Tradição e Folclore
4)                 Conceito de história e das "histórias"
5)                 Regiões geográficas
6)                 A história oficial: Livro de história;
7)                 As versões da Literatura;
8)                 As interpretatações da Música;
9)                 As imagens criadas pela TV;
10)             As versões criadas pelo Cinema;
11)             Os recortes das Artes Plásticas
12)             A Semana Farroupilha nos Quadrinhos
13)             O que é o Acampamento hoje: festa popular desvinculada da história
14)             O que foi a Guerra dos Farrapos
15)             O que é um acampamento Cênico
16)             Como participar.
  A aula despertou a atenção de grande parte dos estudantes, e se formaram 10 grupos que lhes foi dado o tema a representar. A pesquisa aconteceu, e inclusive a produção dos materiais cênicos. Fomos descobrindo que apenas 10 alunos de 400 tinham algum vínculo com o MTG, que para os demais a data era apenas um feriado festivo, que havia desconhecimento total da locação geográfica da Guerra.
Mas na semana choveu muito, e o acampamento em si não foi realizado na sua totalidade. Para 2013, lançaremos o projeto em junho, com mais tempo para produzir pesquisas e materiais.Mas temos uma certeza: a escola pode e deve cumprir seu papel de problematizar as versões "oficiais"da nossa história. 
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1- Título:       
1° Acampamento temático Farroupilha
Escola Jardim Planalto Esteio
2- Áreas:
História, literatura, geografia, artes plásticas, sociologia, filosofia, música, folclore, cultura.

3- Período de realização:
De 15 de agosto a 30 de setembro

4-  EQUIPE PRINCIPAL DO PROJETO
Nome
Área
Professor Alejandro Ruiz
Artes
Professor Jackson Bahia
História e Sociologia
Professor Raul Spolaor
Geografia e Sociologia



5- RESUMO
Promover a realização de um acampamento cênico temático durante a Semana Farroupilha, onde os grupos de estudantes representem fatos e questões da época da Revolução Farroupilha. Para isso trabalharão a partir de propostas que incentivará a pesquisa, o trabalho em equipe e a participação ativa.

6-JUSTIFICATIVA DO PROJETO
    A celebração cívica do Aniversário da Semana Farroupilha tem se consolidado como data oficial no calendário sul-rio-grandense, porém também é notório que apenas a visão do MTG e congêneres tem se transformado no elemento norteador da mesma.
A ausência das aeras acadêmicas à fim deste tipo de celebrações tem tido como conseqüência que no ambiente escolar e acadêmico, a data apenas tenha um caráter festivo, desprovido da reflexão histórica, social e identitária em profundidade.
   Sendo que apenas 5% dos estudantes participam ou participaram do Movimento citado ou das celebrações similares, é notório que a maioria dos estudantes desconhece a história sobre os fatos e os personagens da época; muitas vezes chegando a confundir atividades e elementos folclóricos.
  Por outro lado, como o MTG estabeleceu uma pilcha oficial, a mesma é confundida com a da época da Revolução Farroupilha, criando assim anacronismos históricos na representação. Por outro lado, esta decretação de uma “indumentária oficial” levou à homogeneização da imagem do gaúcho, negando toda a riqueza da diversidade de culturas regionais, étnicas e de origens imigracionais diferentes.
 Na história oficial de nosso estado este evento tem servido para impulsionar o “MITO CRIADOR” da identidade gaúcha, inclusive criando um “Panteão” de heróis, mas mesmo assim, os mesmos não tem se tornado popular, o que cria uma distonia entre o fato histórico, a versão idealizada pela tradição e o conhecimento popular.
 Essa versão idealizada das últimas décadas tem deixado fora da mesma setores sociais que foram fundamentais: os negros,os índios, as mulheres, os estrangeiros. Apenas o cinema e a literatura têm trabalhado estas questões que não chegaram ao conhecimento popular.
 Além disso, o desconhecimento do transcurso físico da Guerra dos Farrapos faz com que os estudantes, hoje na sua maioria urbana, não encontrem no mapa os sítios históricos, nem sua localização geográfica e aspectos físicos diferenciados dentro do próprio RS.
 Ao mesmo tempo, sabemos que a maioria dos estudantes não conhece a iconografia sul-rio-grandense, nem a literatura e cinematografia, que são bem ricas.
    
7- OBJETIVOS
7.1.  Incentivar a pesquisa histórica para a construção das propostas cênicas a ser apresentadas no Acampamento;
7.2.  Promover a reflexão crítica sobre as dimensões sociais e políticas da Revolução Farroupilha;
7.3.  Conhecer as diferenças etimológicas e conceituais entre história, folclore, tradição e nativismo;
7.4.  Pesquisar e representar a diversidade cultural e social da época da Revolução Farroupilha;
7.5.  Pesquisar e representar os personagens principais da Revolução Farroupilha;
7.6.  Pesquisar e representar setores sociais que não integram o imaginário tradicional da Revolução Farroupilha: mulheres, índios, negros, estrangeiros;
7.7.  Pesquisar e representar os diferentes campos de batalha desde o ponto de vista físico, geológico e geográfico;
7.8.  Incentivar o conhecimento de literatura e iconografia sobre a identidade gaúcha;
7.9.  Promover o acesso à produção cinematográfica e musical sobre a época;
7.10.Incentivar a representação cênica como meio de apresentação de resultado de pesquisas.

8-METAS

METAS
UNIDADE DE MEDIDA
QUANTIDADE
Produção de folders explicativos e fichas de inscrição   
Produção de cartazes de divulgação
Produção de  convites
Produção e envio de resenhas p imprensa   
Apoio a grupos temáticos
Acampamento
Relatórios                       
Folders

Cartaz
Convite
Resenhas
Reuniões
Dias
Relatório
300

100
100
4
30
3
1

9-METODOLOGIA
9.1- Apresentação do Projeto à comunidade docente;
9.2- Nominação das tarefas de pesquisa e representação de acordo com o numero de equipes da gincana;
9.3- Preparação do material e divulgação na comunidade discente;
9.4- Acompanhamento das pesquisas;
9.5- Apoio a produção cênica;
9.6- Apoio à montagem do acampamento.

10-ESTRATÉGIA

ETAPA

AÇÕES PREVISTAS
PERÍODO
Pré-produção

Apresentação do Projeto à comunidade docente;
Preparação material gráfico
Lançamento Projeto
Agosto
Produção

Pesquisas
Montagem de cenários e figurinos
Envio de resenhas e convites
Montagem de acampamento
Acampamento
Agosto
Agosto e setembro
Setembro
15 e 16 setembro
De 17 a 19 de setembro
Pós-produção


Relatório

De 20 a 30 de setembro


Um comentário:

  1. Oi Ramon,

    essa atividade está ótima. Todavia eu esperava um registro da atividade que foi apresentada em aula.
    Um carinhoso abraço,
    Profa. Nádie

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